Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo
e Purificação de Nossa Senhora.
O Evangelho de São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e decorrido o prazo que a Lei mosaica estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei.
Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo.
A data de hoje comemora-se a festa do cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século quatro essa festa era chamada de "Purificação de Maria".
Com a reforma litúrgica de 1960, passou-se a valorizar o sentido da "apresentação", oferta de Jesus ao Pai. A data passou a ser lembrada então como a "Festa da Apresentação do Senhor".
No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no seu evangelho, da seguinte maneira:
"Assim que se completaram os dias da purificação conforme a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, segundo está escrito na Lei do Senhor, que "todo varão primogênito será consagrado ao Senhor" e para oferecerem em sacrifício, segundo o que está prescrito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
Havia em Jerusalém um homem justo chamado Simeão, muito piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Pelo Espírito Santo foi-lhe revelado que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ele ao templo e, ao entrarem os pais com o Menino Jesus, também ele tomou-o em seus braços, bendizendo a Deus, e disse: "Agora, Senhor, já podes deixar teu servo morrer em paz segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste ante a face de todos os povos, luz para iluminação das gentes e para a glória do teu povo, Israel".
José e Maria estavam maravilhados com as coisas que se diziam de Jesus. Simeão os abençoou e disse a Maria, sua Mãe: "Este Menino será um sinal de contradição, para ruína e salvação de muitos em Israel; e uma espada atravessará a tua alma para que se descubram os pensamentos de muitos corações". (Lc 2,22-35).
Ambos, Simeão e Ana, reconheceram em Jesus o esperado Messias e profetizaram o sofrimento e a glória que viriam para Ele e a família. É na tradição dessa profecia que se baseia também a outra festa comemorada nesta data, a de Nossa Senhora da Candelária, ou da Luz, ou ainda dos Navegantes.
Nossa Senhora Da Candelária
Nomes: Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz.
Origem: Conta-se que por volta de 1440, dois pastores guardavam seus animais perto de uma caverna na ilha de Tenerife, nas Canárias, e observaram, certo dia, que o gado se recusava a entrar na caverna, apesar de seus esforços. Os pastores entraram então na gruta e descobriram a imagem de uma Senhora com o filho no colo.
Estranhando o ocorrido, foram relatar ao povo. Acudindo a população, inclusive o rei do país, ao local, observaram maravilhados a existência de numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis que, com seus cânticos, ensinavam a maneira de render culto a Deus e a Virgem Maria.
Começaram os nativos a honrar Aquela que amavam sem conhecer, até que um cristão espanhol, casualmente, ali desembarcou nos fins do século XV e explicou-lhes o mistério.
Pouco depois, foram as ilhas conquistadas pelos castelhanos e, quando os Padres Jesuítas chegaram, não tiveram trabalho em converter aquele povo já tão devoto de Maria, a quem deram o título de Candelária, por causa das candeias que iluminavam a imagem.
Candelária, venerada em sua pátria, e prometeram perpetuar a memória de sua proteção edificando-lhe um templo na primeira terra onde aportassem sãos e salvos. Esta terra foi o Rio de Janeiro, e os quase náufragos, ao desmbarcarem, deram graças a Deus e à Virgem Maria.
A festa em honra à Nossa Senhora da Candelária é celebrada no dia 2 de fevereiro. Nesta celebração, antes ou após a missa é feita a Benção das Velas, com procissão.
Nossa Senhora do Bom Sucesso
Bom Sucesso significa “Bom Resultado”, bom acontecimento. Significa, em última análise, a felicidade e a paz que tanto almejamos. Nesse título e aparição de Nossa Senhora ela nos ensina que, para alcançarmos tal felicidade em nossa vida, é preciso encarar a verdade e enfrentá-la. Assim, ela alertou a humanidade através das aparições a uma religiosa em Quito, no Equador.
Nossa Senhora do Bom Sucesso fez sua primeira aparição no dia 02 de fevereiro de 1594, aparecendo a uma religiosa, a serva de Deus Mariana de Jesus Torres, em Quito, no Equador. Em sua aparição, Nossa Senhora profetizou para a irmã muitos fatos que a Igreja viveria no século XX. Nossa Senhora previu que o papa Pio XII iria proclamar o dogma da Assunção. Ela também previu que o Equador teria um presidente que morreria como mártir, o que de fato aconteceu.
A Irmã Mariana foi a grande responsável por consagrar o Equador ao Sagrado Coração de Jesus. Até hoje, milagrosamente, seu coração continua intacto, ficando exposto na cidade de Quito. Nossa Senhora do Bom Sucesso também previu o nascimento do Santo Cura d’Ars, também conhecido como São João Maria Vianney. Todas as previsões de Nossa Senhora do Bom Sucesso reveladas a Irmã Mariana sobre os males que infligiriam a Igreja e a sociedade se relacionam ao século XX e também ao nosso tempo.
Através das profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso a Irmã Mariana soube das necessidades e sofrimentos pelos quais passaríamos. Ela ficou assustada com as grandes desgraças que iriam afligir a Igreja no século XX: a impiedade, a heresia, e a impureza, que continuam presentes até os dias atuais. Devido a essas três realidades que até hoje assolam a Igreja e a sociedade, a Irmã Mariana, cujo corpo continua milagrosamente intacto até o tempo presente, livremente se propôs a sofrer por nós.
Quase todas as previsões de Nossa Senhora do Bom Sucesso já se realizaram. A Virgem Maria prometeu proteger quem propagar a devoção a Ela. Nossa Senhora também previu que a devoção a ela com o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso só seria difundida no século XX. Ela previu também, no final do século XVI, que no século XX haveria um espírito de impureza, que iria saturar a atmosfera desse tempo. É possível ver que essa previsão se tornou real ao observarmos o celular, a televisão, a internet, e outras coisas que nos levam à impureza. Nossa Senhora do Bom Sucesso diz que “quase não haverá mais nenhuma alma virgem no mundo”. Mesmo assim, a Nossa Senhora do Bom Sucesso promete que ainda existirão pessoas boas, que a ela se dedicam, principalmente na vida religiosa.
Uma promessa
Nossa Senhora do Bom Sucesso também previu que as almas das crianças ficariam mais pervertidas, principalmente nas escolas, pois é lá que inocência infantil das crianças é perdida e, como consequência disso, haveriam bem menos vocações sacerdotais. A Virgem do Bom Sucesso diz também que o clero secular estaria ainda muito distante de seu ideal, já que os padres descuidariam de seus deveres sagrados, perdendo orientação divina. Eles se afastariam do caminho de Deus rumo ao ministério sacerdotal. Os Padres buscariam seu próprio bem-estar e sua própria riqueza. Ainda assim Nossa Senhora do Bom Sucesso promete que, se nós rezarmos esta noite escura acabará..., e Deus enviará um pastor que irá renovar o espírito dos seus sacerdotes.
Oração a Nossa Senhora do Bom Sucesso
“Ó Rainha do Céus, Mãe do Bom Sucesso, Filha favorecida do Pai, Mãe de Jesus e da Humanidade, Esposa do Espírito Santo, Templo da Santíssima Trindade, Lembra-te, Virgem Maria do Bom Sucesso, De todos vossos filhos e filhas, de modo particular os sofredores. Eu venho a ti, Mãe misericordiosa, E peço-te, por teu amor, Que tu alcances de Deus Pai uma fé viva que nunca perde de vista as verdades eternas; Do Filho, uma esperança firme de que eu sempre aspire alcançar as coisas do alto. E do Espírito Santo, A caridade inflamada para que eu sempre viva e Ame a Deus sobre todas as coisas. Santíssima Virgem, que por teu auxílio, eu possa amar e desfrutar de ti eternamente na glória.
Saúdo-Vos Maria, filha favorita de Deus Pai. (Ave Maria...)
Saúdo-Vos Maria, Mãe do Filho Divino. (Ave Maria...)
Saúdo-Vos Maria, Esposa singular do Espírito Santo. (Ave Maria..., Glória ao Pai...)
Santa Maria do Bom Sucesso, rogai por nós! Amém.”
Fontes: https://padrepauloricardo.org/