A Divina misericordia IV.jpg

Não dialogue com o demônio!

 

17.01.1938. Hoje, desde manhã, a minha alma se encontra no calabouço. Não posso elevar-me até Jesus, sinto-me como que abandonada por Ele. Não me voltarei às criaturas em busca de luz, porque sei que se Jesus quiser manter-me nas trevas, elas não podem me iluminar. Submeto-me à Sua santa vontade e sofro; no entanto a luta se torna cada vez mais encarniçada. Durante o ofício de Vésperas, tentei unir-me na oração com as irmãs. Quando me transportei em pensamento à capela, o meu espírito mergulhou em trevas ainda maiores.

 

Apoderou- se de mim um desânimo por tudo. Então ouço a voz do demônio: "Olha como é contraditório tudo o que Jesus te dá: manda que fundes um convento, e te dá a doença; manda que te esforces para conseguir essa Festa da Misericórdia, e o mundo nem quer saber dessa Festa. Porque rezas por essa Festa? Essa Festa é tão inoportuna.

 

- A minha alma mantinha-se calada e rezava por um ato de vontade, não travando diálogo com o espírito das trevas. No entanto tomou conta de mim uma tão estranha apatia pela vida que eu fazia grandes esforços de vontade para me conformar com a vida... E ouço novamente as palavras do tentador: "Pede a morte para ti amanhã depois da Santa Comunhão. Deus te atenderá, porque já tantas vezes te atendeu e te concedeu o que Lhe pediste". Mas eu, calada, rezei com um ato de vontade, ou antes submetendo-me a Deus, pedindo-Lhe interiormente que não me abandonasse naquele momento.

 

Já eram onze horas da noite, todas as irmãs dormiam nas celas, apenas a minha alma estava lutando, e com um grande esforço. O tentador continua a falar- me: "Porque te importas com as outras almas? Tu deverias rezar apenas por ti mesma. Os pecadores, eles se converterão sem tuas preces. Estou vendo que estás sofrendo muito neste momento, por vou te dar um conselho, do qual vai depender a tua felicidade, nunca fales da Misericórdia de Deus e, especialmente, não encorajes os pecadores à confiança na Misericórdia de Deus, porque eles merecem o justo castigo. Outra coisa muito importante é que não fales do que ocorre em tua alma aos confessores, especialmente a esse frade extraordinário e a esse padre de Wilno. Eu os conheço e sei que não são eles e, por isso, quero prevenir- te contra eles. Olha, que para ser uma boa religiosa, basta viver como todas, porque te expões a tantas dificuldades"?

 

Guardado o silêncio por um decidido ato de vontade consegui perseverar em Deus, embora um gemido se levantasse do coração. Finalmente afastou- se o tentador e eu, cansada, adormeci imediatamente. De manhã, logo após receber a Santa Comunhão, entrei na minha cela e, caindo de joelhos, renovei o ato de submissão em tudo à Santíssima vontade de Deus. Peço-Vos, Jesus, dai-me forças para a luta, faça-se comigo Segundo a vossa Santíssima vontade. A minha alma ama a vossa Santíssima vontade."


Nesse momento vi Jesus que me disse: Estou satisfeito com o que estás fazendo. Continua tranquila, se fizeres sempre o que estiver ao teu alcance em toda essa Obra da Misericórdia. Que a tua sinceridade diante do confessor seja a maior possível. O demônio não conseguiu nada tentando-te, porque não iniciaste diálogo com ele. Continua a agir assim. Hoje Me deste uma grande glória lutando tão fielmente. Que o teu coração se fortifique e se confirme na convecção de que eu sempre estou contigo, embora não me sintas no momento da luta. (Diário de Santa Faustina N° 1496 a 1499)

 

“Hoje, depois da Santa Comunhão, Jesus deu-me novamente algumas orientações:

Primeiro – não lutes sozinha com a tentação, mas conta-a imediatamente ao confessor, e então a tentação perderá toda a sua força.

Segundo – nessas provações não perca a paz, vive minha presença, pede o auxílio da Minha Mãe e dos Santos.

Terceiro – tenha a certeza de que Eu olho para ti e te fortaleço.

Quarto – não tenhas medo, nem de lutas espirituais, nem de qualquer tentação, porque Eu te fortaleço. Desde que desejes lutar, deves saber que a vitória sempre estará ao teu lado.

Quinto – fica sabendo que pela luta corajosa Me dás grande Glória e acumulas méritos para ti. A tentação proporciona a ocasião de Me demonstrares fidelidade. (Diário N° 1560)

 

Nesse mesmo momento, me vi como que num palácio, e Jesus me deu Sua mão, me colocou a Seu lado e disse com bondade: Esposa Minha, sempre Me és agradável pela humildade. A maior miséria não Me impede de Me unir com a alma, mas onde há orgulho, aí Eu não estou. Quando voltei a mim, refleti sobre tudo que ocorreu no meu coração, agradecendo a Deus pelo amor e misericórdia que me demonstrou. (Diário N° 1563)

 

“Então ouvi estas palavras: Da maneira como estás unida a Mim na vida, assim também estarás unida no momento da morte. Depois destas palavras despertou-se em minha alma, tamanha confiança na Misericórdia de Deus que, ainda que tivesse sobre a minha consciência os pecados do Mundo inteiro e os pecados de todas as almas condenadas, não duvidaria da bondade de Deus, mas sem pensar me lançaria no abismo da Misericórdia de Deus, que está sempre aberta para nós, e com o coração reduzido a pó, me lançaria a Seus pés, submetendo-me inteiramente à Sua santa vontade, que é a própria Misericórdia.” (Diário N° 1552)

 

Ó Jesus, mantende-me em santo temor, para que eu não desperdice as graças. Ajudai-me a ser fiel às inspirações do Espírito Santo, permiti que, antes, o meu coração se despedace de amor para Convosco do que eu não corresponder a um só ato que seja do Vosso amor." (Diário N° 1557)

 

Quinta-feira. Durante a adoração noturna, vi o Senhor, flagelado e martirizado, que me disse: Minha filha, desejo que sejas dependente do confessor nas mínimas coisas. Os teus maiores sacrifícios não Me agradam, se os fazes sem a autorização do confessor e, em compensação, o mínimo sacrifício tem grande significado a Meus olhos, se é feito com a permissão do confessor. As maiores obras não têm valor a Meus olhos, quando arbitrariamente realizadas; frequentemente não estão de acordo com a Minha vontade e merecem antes castigo do que recompensa. Mas a tua menor ação, feita com a autorização do confessor, é agradável a Meus olhos e Me é imensamente cara. Confirma-te nisso para sempre, fica sempre alerta, porque todo o inferno conspira contra ti, por causa desta obra, visto que muitas almas se afastarão das portas do inferno e glorificarão a Minha misericórdia. Mas não tenhas nenhum medo, porque Eu estou contigo; reconhece que nada podes por ti mesma. (Diário de Santa Faustina N° 639)