Papa Bento XVI 237.PNG

Angelus do Papa Bento XVI.

Vós sois sal da terra e luz do mundo.

 

06.02.2011 – Cidade do Vaticano: Papa segue atentamente a “delicada situação” da “cara nação egípcia” e pede a Deus que “reencontre a tranquilidade e a convivência pacífica, num empenho partilhado a favor do bem comum”. Declarou-o o próprio Bento XVI domingo, ao meio-dia, depois da recitação do Angelus.

 

Queridos irmãos e irmãs!

 

No Evangelho deste domingo, o Senhor Jesus diz aos seus discípulos: "Vós sois o sal da terra. [...] Vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13.14). Mediante essas imagens ricas de significado, Ele deseja transmitir a esses o sentido da sua missão e do seu testemunho. O sal, na cultura médio-oriental, evoca diversos valores, como a aliança, a solidariedade, a vida e a sabedoria. A luz é a primeira obra de Deus Criador e é fonte da vida; a própria Palavra de Deus é comparada à luz, como proclama o salmista: "Lâmpada para os meus passos é a tua palavra, luz para o meu caminho" (Sal 119,105).

 

E ainda na Liturgia de hoje o profeta Isaías diz: "Se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno" (58,10). A sabedoria incorpora em si os efeitos benéficos do sal e da luz: de fato, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo "sabor" ao mundo, e a preservá-lo da corrupção com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho, porque Ele é a "verdadeira luz que ilumina todo o homem" (Jo 1,9). Unidos a Ele, os cristãos podem difundir em meio às trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, verdadeira sabedoria que dá significado à existência e ao agir dos homens.

 

No próximo 11 de fevereiro, memória da Beata Virgem de Lourdes, celebraremos o Dia Mundial do Doente. Essa é ocasião propícia para refletir, para rezar e para aumentar a sensibilidade das comunidades eclesiais e da sociedade civil com relação aos irmãos e às irmãs doentes. Na Mensagem para este Dia, inspirada em uma expressão da Primeira Carta de Pedro: "Por suas chagas fostes curados" (2,24), convido todos a contemplar Jesus, o Filho de Deus, o qual sofreu, morreu, mas ressuscitou. Deus se opõe radicalmente à prepotência do mal. O Senhor cuida do homem em todas as situações, partilha os sofrimentos e abre o coração à esperança.

 

Exorto, portanto, todos os agentes de saúde a reconhecerem no doente não somente um corpo marcado pela fragilidade, mas, antes de tudo, uma pessoa à qual dar toda a solidariedade e oferecer respostas adequadas e competentes. Neste contexto, recordo, além disso, que hoje acontece na Itália a "Jornada pela vida". Desejo que todos se comprometam a fazer crescer a cultura da vida, para colocar no centro, em toda circunstância, o valor do ser humano. Segundo a fé e a razão, a dignidade da pessoa é irredutível às suas faculdades ou capacidade que pode manifestar e, portanto, não diminui quando a pessoa mesma está debilitada, inválida e necessitada de auxílio.

 

Queridos irmãos e irmãs, invoquemos a materna intercessão da Virgem Maria, a fim de que os pais, os avós, os professores, os sacerdotes e quantos estão empenhados na educação possam formar as jovens gerações na sabedoria do coração, para que alcancem a plenitude da vida.

 

Fonte: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.