Aparição de Nossa Senhora em Montagnaga na Itália – 1729.

 

Onde aconteceu: Na Itália.

 

Quando: Em 1729.

 

A quem: A Domênica Tarza.

 

Os fatos: Montagnaga localiza-se em uma região na Itália, denominada Alto Ádice.

 

Em 1729 era um local habitado por gente simples e humilde que trabalhava no campo, em pequenas propriedades, dedicando-se a seus animais e roças. É nesse ambiente que vamos encontrar Domênica Tarza pastoreando suas poucas ovelhas.

 

De repente, sem nenhum motivo visível, os animais espalharam-se em desabalada corrida para todos os lados. A pobre Senhora em pânico, desesperada pela inexplicável atitude dos bichos, exclamou em alta voz:

 

“MARIA, JESUS, ajudai-me!!!”

 

Quase que instantaneamente, A Rainha do Céu e da terra surge em sua frente, dizendo:

 

- “ Tu chamaste Jesus e Maria em auxilio, e estes te ajudarão... Uma vez prometeste ir o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.... Não precisa ir para lá, vai antes a festa da Ascensão de Cristo na Capela de Santa Ana em Montagnaga, lá encontrarás uma imagem da Virgem de Caravaggio.

 

Ajoelha-te e reza a Jesus e Maria, com um coração sincero, e então várias coisas maravilhosas.”

 

Obediente a Nossa Senhora, quando chegou o domingo, a pastora Domênica dirigiu-se à Capela do povoado. Enquanto rezava foi novamente agraciada com a presença visível de sua Mãe Celestial, porém dessa vez manifestando-se com Jesus-menino em seu colo, dizendo:

 

- “Eu sou MARIA, a Mãe do Senhor, suplico-te que fales dessa Aparição ao padre do lugar. Não tenhas medo, não te acontecerá nada de mal, Eu estarei aqui contigo. Em Meu Nome deves comunicar que em cada ano, nesse dia, seja celebrada uma festa”.

 

Conta a tradição do local que o padre e a maioria das pessoas não acreditaram, como lamentavelmente acontece na maioria dos casos. Porém a Santíssima Virgem não desistiu, e em outra aparição declarou:

 

- “ Eu escolhi este lugar como trono da Minha Misericórdia, quem vier rezar aqui com fé, não retornará para casa com as mãos vazias. Interessa-te para que seja construída uma espaçosa Igreja para os Meus devotos, que virão em grande número”.

 

 Mais uma vez pelo poder e graça de Deus – Trindade foi erguido o Santuário.

 

As obras iniciadas em 1730, forma concluídas em 1750. Demorou 20 anos, mas o que importa é que a vontade de nossa mãe foi cumprida e a construção para acolher seus filhos, edificada.