S. S. O Papa Bento XVI.
26.10.09 - Aproximar a Bíblia da vida do Povo de Deus, para que saiba enfrentar de maneira adequada os desafios inéditos que os tempos modernos lançam á nova evangelização.
O Papa recebeu em audiência nesta segunda feira os professores, alunos e pessoal administrativo do Instituto Bíblico Pontifício, por ocasião do centenário de fundação deste instituto, desejado pelo Papa Pio X com o fim de constituir em Roma um centro de estudos especializados sobre a Sagrada Escritura e disciplinas conexas.
No seu discurso Bento XVI constatou que durante este século aumentou certamente o interesse pela Bíblia e graças ao Concilio Vaticano II, sobretudo á Constituição dogmática Dei Verbum se advertiu muito mais a importância da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Um fato - salientou o Papa – que favoreceu nas comunidades cristãs uma autentica renovação espiritual e pastoral que interessou sobretudo a pregação, a catequese, o estudo da teologia, e o diálogo ecumênico
Enriquecidos pela experiência do passado – disse depois o Santo Padre – prossegui no vosso caminho com renovado empenho, conscientes do serviço prestado á Igreja: aproximar a Bíblia da vida do Povo de Deus, para que saiba enfrentar de maneira adequada os desafios inéditos que os tempos modernos lançam á nova evangelização.
O auspicio comum é que a Sagrada Escritura se torne, neste mundo secularizado, não só a alma da teologia, mas também a fonte da espiritualidade e do vigor da fé de todos os crentes em Cristo.
Fonte: Rádio Vaticano.