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LER, MEDITAR E SEGUIR O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

 

Disse o saudoso Papa João Paulo II: “...nessa ocasião, os padres sinodais afirmaram: “Muitíssimos expressaram o desejo de que seja composto um Catecismo ou compêndio de toda a doutrina Católica, tanto em matéria de fé como de moral, para que ele seja como um ponto de referência para os Catecismos ou compêndios que venham a ser preparados nas diversas regiões. A apresentação da doutrina deve ser bíblica e litúrgica, oferecendo ao mesmo tempo uma doutrina sã e adaptada a vida atual dos cristãos”. Depois do encerramento do sínodo, fiz meu este desejo, considerando que ele “corresponde à verdadeira necessidade da Igreja universal e das Igrejas particulares”.

 

Como não havemos de agradecer de todo o coração ao Senhor, neste dia em que podemos oferecer a toda a Igreja, com o título de “Catecismo da Igreja Católica”, este texto de referência para uma catequese renovada nas fontes vivas da fé.

 

Mais adiante continua João Paulo II: “O Catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor”.

 

Em 1986, confiei a uma Comissão de doze Cardeais e Bispos, presidida pelo senhor Cardeal Joseph Ratzinger - (hoje Papa Emérito Bento XVI), o encargo de preparar um projeto para o Catecismo requerido pelos padres do Sínodo. Uma Comissão de redação, composta por sete Bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, ajudou a Comissão no seu trabalho.

 

A Comissão encarregada de dar as diretrizes e de vigiar sobre o desenvolvimento dos trabalhos, seguiu atentamente todas as etapas da redação das nove sucessivas composições. A Comissão de redação, por seu lado, assumiu a responsabilidade de escrever o texto e lhe inserir as modificações pedidas pela Comissão e de examinar as observações de numerosos teólogos, exegetas, catequistas e, sobretudo dos Bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto. A Comissão foi sede de intercâmbios frutuosos e enriquecedores, para assegurar a unidade e a homogeneidade do texto.

 

O projeto tornou-se objeto de vasta consultação de todos os Bispos católicos, das suas conferências Episcopais ou dos seus sínodos, dos Institutos de teologia e de catequética. No seu conjunto, ele teve um acolhimento amplamente favorável da parte do episcopado. É justo afirmar que este Catecismo é o fruto de uma colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica, o qual acolheu com generosidade o meu convite a assumir a própria parte de responsabilidade numa iniciativa que diz respeito, intimamente à vida eclesial. Tal resposta suscita em mim um profundo sentimento de alegria, porque o concurso de tantas vozes exprime verdadeiramente aquela a que se pode chamar a sinfonia da fé. A realização deste Catecismo reflete, deste modo, a natureza colegial do episcopado: testemunha a catolicidade da Igreja.

 

Um Catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autentico, bem como a herança espiritual dos padres dos santos e das santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus. Deve ter em conta as explicações da doutrina que, no decurso dos tempos, o Espírito Santo sugeriu a Igreja.

 

É também necessário que ajude a iluminar com a luz da fé, as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.

 

O Catecismo incluirá, portanto, coisas novas e velhas (cf. Mt. 13,52), porque a fé é sempre a mesma e simultaneamente é fonte de luzes e sempre novas.

 

Para responder a esta dupla exigência o Catecismo da Igreja Católica por um lado retoma a antiga ordem, a tradicional, já seguida pelo Catecismo de São Pio V, articulando o conteúdo em quatro partes: o Credo, a Sagrada Liturgia, com os Sacramentos em primeiro plano, o agir cristão, exposto a partir dos mandamentos, e por fim a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é com freqüência expresso de um modo novo, para responder as interrogações da nossa época.

 

As quatro partes estão ligadas entre si: o mistério cristão é o objeto da fé (primeira parte); é celebrado e comunicado nos atos litúrgicos (segunda parte); está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir (terceira parte); funda a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o Pai Nosso, e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão (quarta parte).

 

A liturgia é ela própria oração; a confissão da fé encontra o seu justo lugar na celebração do culto. A graça, fruto dos sacramentos é a condição insubstituível do agir cristão, tal como a participação na liturgia da Igreja requer a fé. Se a fé não se desenvolve nas obras, essa está morta (cf. Tg 2,14-16) e não pode dar frutos de vida eterna.

 

Lendo o Catecismo da Igreja Católica, pode-se captar a maravilhosa unidade do mistério de Deus, do seu desígnio de salvação, bem como a centralidade de Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, enviado pelo Pai, feio homem no seio da Santíssima Virgem Maria por obra do Espírito Santo, para ser o nosso Salvador. Morto e ressuscitado, Ele está sempre presente na sua Igreja, particularmente nos Sacramentos; Ele é a fonte da fé, o modelo de agir cristão e o Mestre da nossa oração.

 

O Catecismo da Igreja Católica, que aprovei no passado dia 25 de junho e cuja publicação hoje ordeno em virtude da autoridade Apostólica, é uma exposição da fé da Igreja e da doutrina Católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição Apostólica e pelo Magistério da Igreja. Vejo-o como um instrumento válido e legitimo a serviço da comunhão eclesial e como uma norma segura para o ensino da fé. Sirva ele para a renovação, a qual o Espírito Santo chama incessantemente a Igreja de Deus, Corpo de Cristo, peregrina rumo a luz sem sombras do Reino.

 

A aprovação e a publicação do Catecismo da Igreja Católica constituem um serviço que o sucessor de Pedro que prestar a Santa Igreja Católica, a todas as igrejas particulares em paz e em comunhão com a Sé Apostólica de Roma: o serviço de sustentar e confirmar a fé de todos os discípulos dos Senhor Jesus (cf. Lc. 22,32), como também de reforçar os laços da unidade na mesma fé Apostólica.

 

Peço, portanto, aos Pastores da Igreja e aos fieis que acolham este Catecismo em espírito de comunhão, e que o usem assiduamente ao cumprirem a sua missão de anunciar a fé e de apelar para a vida evangélica. Este Catecismo lhes é dado a fim de que sirva como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina Católica, e de modo muito particular para a elaboração dos Catecismos locais. É também oferecido a todos os fieis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexoráveis da salvação (cf. Jô. 8,32). ...O Catecismo da Igreja Católica, por fim, é oferecido a todo o homem que nos pergunte a razão da nossa esperança (cf. 1Pd, 3,15) e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê.

 

...No final deste documento que apresenta o Catecismo da Igreja Católica, peço a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da Igreja, que ampare com a sua poderosa intercessão o empenho catequético da Igreja inteira a todos os níveis nestes tempos em que ela é chamada a um novo esforço de evangelização. Possa a luz da verdadeira fé libertar a humanidade da ignorância e da escravidão do pecado, para a conduzir a única liberdade digna deste nome (cf. Jô. 8,32): a da vida em Jesus Cristo sob a guia do Espírito Santo, na terra e no reino dos céus na plenitude da bem-aventurança da visão de Deus face a face (cf 1 Cor. 13,12; 2 Cor. 5,6-8).

 

Em 11/10/1992

 

Joannes Paulus PPII

 

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