Nossa Senhora das Mercês.jpg

O Título de NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

 

No dia 24 de setembro comemora-se um dos títulos expressivos da Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora das Mercês ou da Misericórdia.

 

Surgiu em 1218 quando São Pedro Nolasco, São Raimundo do Peñafort e o Rei Dom Jaime I da Espanha tiveram o mesmo sonho sob a inspiração da Virgem Maria. No sonho, ela veio a pedir para que eles fundassem uma Ordem Religiosa que tivesse como objetivo libertar os cristãos escravizados pelos muçulmanos. Na época, os muçulmanos tinham invadido parte da Península Ibérica, prendendo e escravizando inúmeros cristãos. A recém criada Ordem passou a se chamar Ordem dos Mercedários em homenagem a Nossa Senhora das Mercês. Muitos membros da ordem chegaram a doar suas vidas pela libertação de cristãos que tinham sido escravizados.

 

No dia 10 de agosto do ano de 1218, o Bispo de Barcelona, na Espanha, D. Berenguer de Palou, com toda a solenidade, na Catedral, estando presente o monarca Jaime I de Aragão e grande número de católicos, celebrou o Santo Sacrifício da Missa que marcaria a História da Igreja. Com efeito, Pedro Nolasco e Treze Cavalheiros se consagraram a Deus e se propuseram oficialmente a se dedicarem à redenção dos cristãos escravos que corriam grande perigo, inclusive, de traírem sua Fé religiosa.

 

Grandes os benefícios prestados pelos mercedários àqueles que estavam sob o jugo dos mouros. A ordem aprovada pelo Papa se espalhou pela Europa e, descoberta a América, estes religiosos viram um campo aberto para suas atividades, agora junto aos selvagens, depois, na proteção dos escravos africanos.

 

No Brasil

 

No século XVII em pleno ciclo do ouro, nas Minas Gerais, a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês se estabeleceu em Ouro Preto. Espalhou-se depois para outras regiões mineiras, como Diamantina, São João Del Rei, Mariana, Sabará e Santa Bárbara, onde belos templos lhe foram edificados. Isto ocorreu também em outras partes do Brasil, como  em São Luís do Maranhão, Belém do Pará, Rio de Janeiro.

 

O significado da palavra "Mercê"

 

Mercê é uma palavra do português arcaico e significa Favor, graça, benefício, perdão, indulto. Este último significado é relevante há história de Nossa Senhora das Mercês, pois significa libertação. Assim, entendemos que Nossa Senhora das Mercês veio para libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real feita pelos muçulmanos. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.

 

A coroa de doze estrelas

 

A coroa de doze estrelas sobre a cabeça de Nossa Senhora das Mercês nos lembra que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra. Lembra-nos também a passagem de Apocalipse 12 em que São João menciona a mulher com uma coroa de doze estrelas. Esta coroa significa que a Virgem Maria age e ensina conforme a Doutrina dos Apóstolos, que eram doze. Por isso, ela é chamada também de Rainha dos Apóstolos.

 

A veste toda branca de Nossa Senhora das Mercês

 

A veste branca de Nossa Senhora das Mercês simbolizam a pureza de coração da Virgem Maria. Ela é pura. E por causa da pureza de seu coração ela deseja a libertação de todo tipo de escravidão.

 

Os detalhes em dourado

 

Os detalhes em dourado em toda a veste de Nossa Senhora das Mercês significam que esta mulher vem do céu, está na glória de Deus. Tem a ver com a coroa que ela usa, lembrando-nos também que ela é rainha.

 

O escapulário de Nossa Senhora das Mercês

 

Nossa senhora das Mercês apresenta-se com um escapulário branco cobrindo a frente de seu corpo. O escapulário significa proteção. E o símbolo do escapulário é todos aqueles que lutam pela libertação da escravidão, seja ela qual for, tem a proteção de Nossa Senhora.

 

A cruz no centro superior do escapulário

 

Na parte de cima do escapulário de Nossa Senhora das Mercês vemos uma cruz circundada de vermelho. Este símbolo nos lembra da cruz de Cristo, de seu sofrimento, de seu sangue, o sangue pelo qual Ele pagou o preço da nossa libertação. É por isso que Nossa Senhora das Mercês luta pela libertação de toda escravidão, porque "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão". (Gálatas 5,1)

 

A corrente na mão de Nossa Senhora das Mercês

 

A corrente na mão de Nossa Senhora das Mercês nos falam que ela quer a libertação de todo e qualquer tipo de escravidão. A Ordem dos Mercedários atendeu a este pedido da Mãe e libertou milhares de cristãos da escravidão causada pelos muçulmanos. Hoje ela quer que nós lutemos pela libertação dos inúmeros tipos escravidão que existem em nossa sociedade. Que todas as correntes, de qualquer tipo de escravidão sejam quebradas para que os filhos de Deus vivam na liberdade de Cristo.

 

A rosa na mão de Nossa Senhora

 

A rosa que às vezes aparece na mão de Nossa Senhora das Mercês significam a doçura e a bondade com que devemos agir pela libertação do próximo. Nunca devemos forçar ninguém a nada, mas propor, com delicadeza, amor e bondade. É isso que ela sempre faz. É assim que ela age.

 

Oração a Nossa Senhora das Mercês

 

Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia, suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão. Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecado surgem a cada dia. Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.