Altar do Santíssimo Nome de Jesus, com o Cristograma IHS.jpg

O Santíssimo Nome de Jesus


Consiste simplesmente em compreender e praticar a devoção ao Santo Nome de Jesus.

 

devoção ao Santo Nome de Jesus oferece um remédio facílimo mas infalível para todos os males que nos ameaçam: é a mais fácil e mais curta oração. A mais ocupada pessoa pode repeti-la, sem dificuldade, cem e mil vezes no dia: Jesus, Jesus, Jesus.

 

Pouco a pouco dá-nos paz e consolação imensas.

 

Diz-se ao levantar, ao deitar, no trabalho, nas aflições, em casa, na rua, a pé, nos carros. Enche o coração de paz, de alegria, de consolação, e livra-nos de mil males, doenças e perigos.

 

Entre todas as devoções que a Igreja nos propõe, uma há excepcionalmente bela e fácil, que na nossa alma infunde imensa consolação, torna a nossa fé mais fervorosa, mais viva e mais robusta, e cuja prática nada nos custa e tempo nenhum reclama. Que devoção será esta?

 

Podemos afiançar-lhe que aprenderá um segredo e ficará conhecendo uma devoção que será para si a maior consolação da vida e garantia de uma santa e abençoada morte.

 

Ora qual é essa extraordinária devoção, tão rica de consolações? Que exercício é esse, tão prático, tão fácil e tão belo?

 

É a Devoção ao Nome de Jesus

 

Qual o motivo que os inspirou? Pôr nos corações de todos a mais durável e profunda consolação, criar em todas as almas, ainda as mais renitentes, fé inteligente e robusta, restaurando uma devoção nacional e, ousamos afirma-lo, restaurando a bela fé, que era timbre dos nossos antepassados.

 

À primeira vista pode esta devoção parecer coisa de pouca monta e importância, mas a verdade é precisamente o contrário: é a devoção de mais alta eficácia e de grande alcance.

 

Em prova do que dizemos vamos aduzir as mais convincentes razões, confirmadas por fatos bem positivos e concretos, pois, como é uso dizer-se, contra fatos não há argumentos. Ninguém pode negar a verdade palpável, material, dos fatos.

 

Fonte: Livro Santíssimo Nome de Jesus - Lisboa Portugal - Pe. Paulo O’Sullivan, irlandês e dominicano.