O Santo Nome livra o mundo de grandes males
Depois do Concílio de Lião, o Santo Padre Beato Gregório X, vendo os males que assolavam a sociedade e ameaçavam o Cristianismo, entregou aos padres Dominicanos a missão de ensinar a todos os povos a força e beleza do Santo Nome de Jesus.
Desde os dias do Santo Patriarca São Domingos, os frades da Ordem Dominicana dedicaram ardente amor ao Nome do nosso Divino Salvador.
Imediatamente centenas e milhares de missionários em todos os países do Mundo começaram a propagar com a maior intensidade a devoção ao Santo Nome de Jesus.
São Domingos – à menção deste Nome o coração de São Domingos ardia em amor, e o seu rosto brilhava, pois, o Nome de Jesus era para ele como que a visão do nosso Divino Redentor, uma lembrança de toda a bondade, doçura e amor de Jesus.
O Beato Jordão, seu sucessor, foi um dos mais célebres pregadores do seu tempo. As suas palavras inflamavam os corações dos que o ouviam, sobretudo quando falava do Nome de Jesus, de modo que eles não podiam resistir à força da sua eloquência.
Santo Tomás de Aquino, São Vicente Ferrer, São Pedro Mártir, todos grandes glórias da Ordem, fizeram prodígios com este Nome.
O Bem-aventurado Henrique Suso tinha tal devoção ao Nome de Jesus que o escreveu no peito com um instrumento pontiagudo. Foi um dos maiores Apóstolos do Nome de Jesus.
Se invocarmos o Nome de Jesus constantemente, em todas as dificuldades e necessidades, Jesus escreverá o seu Nome nas nossas almas.
O Beato Frei Gil de Santarém foi bem conhecido pelo seu ardente amor ao Nome de Jesus. Só a menção de Jesus o arrebatava em êxtase.
O Beato Frei Gonçalo de Amarante chegou, como o Breviário nos assegura, a altíssimo grau de santidade, pela constante invocação do Nome do Salvador.
Todos os Santos consideram dever honroso glorificar o Santo Nome de Jesus.
Não só os Santos, mas cada um de nós deve ter a maior confiança, a mais intensa fé no Nome de Jesus. Não há nada que nos dê tantas graças, que nos alcance tantos favores, que nos salve de tantos males e perigos.
Fonte: Livro Santíssimo Nome de Jesus - Lisboa Portugal - Pe. Paulo O’Sullivan, irlandês e dominicano.