O Santíssimo Nome de Jesus.jpg

Os Santos e o Nome de Jesus

 

São Pedro cura o coxo em Nome de Jesus

 

Um dia, subiam os Apóstolos São Pedro e São João ao Templo. Era a hora de noa, isto é, três horas da tarde.

 

Às portas do Templo aglomerava-se a turba de mendigos e aleijados, que pediam esmola aos que entravam.

 

Quando os Apóstolos se abeiravam da entrada do Templo, um coxo de nascença que ali levavam todos os dias, para colher as esmolas dos que se compadecessem da sua deformidade, estendeu a magra mão para São Pedro, lamuriando o queixume habitual. O Príncipe dos Apóstolos parou e disse para o aleijado:

 

– Olha para nós.

 

Fitou-os o homem atentamente, esperando por certo receber a esmola. Mas São Pedro continuou:

 

– Não tenho prata nem ouro; mas aquilo que tenho, isso te dou: Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda.

 

E tomando-lhe a mão direita, levantou-o. Pôs-se o coxo imediatamente de pé, susteve-se nas pernas revigoradas e começou a andar, entrando com os apóstolos no Templo, cheio de tão viva alegria que saltava e gesticulava, louvando a Deus.

 

Viu-o a turba que enchia o edifício e, reconhecendo o coxo que todos os dias se encontrava à porta do Templo, encheu-se de admiração.


E, estamos agarrado a São Pedro e a São João, todo o povo correu para eles. Vendo, pois, isto, São Pedro disse:

 

– Barões israelitas, por que vos admirais disto ou por que nos observais, como se por nossa virtude ou poder tivéssemos feito andar a este?…

 

Seu mesmo Nome (de Jesus) confirmou a este… e a fé, que há por meio dEle, foi a que lhe deu inteira saúde à vista de todos vós.

 

Os Apóstolos tiravam a sua coragem do Nome de Jesus

 

Prenderam-nos os príncipes, encolerizados porque eles pregavam em Nome de Jesus; mas Pedro, perante todos, respondeu:

 

“Sabei vós todos e todo o povo de Israel que em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo Nazareno, a Quem vós crucificastes e a Quem Deus ressuscitou dos mortos, neste Nome é que este está aqui são diante de vós… E não há salvação em nenhum outro porque nenhum outro nome debaixo do céu foi dado aos homens, pelo qual nós devamos ser salvos” (At 4)

 

Continuaram os Apóstolos, apesar das ameaças e perseguições dos judeus, a pregar o Nome de Jesus, operando milagres e prodígios na plebe. Em vez de se converterem, os inimigos de Cristo lançaram de novo mão dos Apóstolos e puseram-nos no cárcere, açoitando-os barbaramente. Mas tão grande era a força que o Nome divino de Jesus lhe dava a todos, que aqueles homens, até então fracos e tímidos, agora nenhum caso faziam dos tormentos e perseguições, consolando-se sempre com a repetição do Nome de Jesus, que dava, não só saúde aos doentes, mas a eles mesmos força e coragem.

 

São Paulo

 

Lemos igualmente que Deus escolheu o grande Apóstolo São Paulo para pregar o seu Nome Divino a toda a Terra:

 

“Este é para mim um vaso escolhido para levar o meu Nome diante dos gentios, dos reis, e dos filhos de Israel” (At 9)

 

Em virtude deste Nome começou São Paulo a pregar por toda a parte, falando nas praças e nas sinagogas, clamando

que Jesus é o Filho de Deus e o Cristo.

 

Parte depois para as suas viagens apostólicas, levando aos gentios o Nome de Jesus. Em Éfeso, em Cesareia, na Capadócia, na Galícia, na Frígia, na Macedônia, em Corinto, em Atenas, em Roma, sempre e em toda a parte, o seu tema é o mesmo: Jesus. Pela virtude deste Nome confundiu judeus e gentios, converteu príncipes e filósofos, soldados e grandes da terra, e derrubou os ídolos.

 

Por este Nome operava em toda a parte prodígios, curando enfermos, expulsando demônios, dando vista aos cegos e ouvido aos surdos.

 

Por este Nome, enfim, se estabeleceram sobre a face da Terra a Igreja Católica e a Civilização Cristã; porque o Nome de Jesus é como que o resumo de todo o poder de Jesus, de todo o amor de Jesus, de toda a doçura e sabedoria de Jesus.

 

O Apóstolos afirma-nos que:

 

1.º – O Nome de Jesus é acima de todos os nomes; que este Nome Sacrossanto faz ajoelhar a todos no Céu, na Terra e no Inferno.


2.º – Para os Anjos é alegria indescritível.


3.º – Aos homens traz perdão e misericórdia.


4.º – Põe em derrota as potências do Inferno.

 

Quando na noite de Quinta-feira Sana a turba infame se apresentou com os soldados para prender o Salvador, Este perguntou:

 

– A quem buscais?

 

E eles responderam:

 

– A Jesus Nazareno.

 

– Eu Sou – volveu Jesus.

 

E a estas palavras divinas, aquela plebe vil caiu, por terra, como que derrubada por uma força onipotente.

 

Este nome é nome divino. Quando o Filho de Deus quis tomar a carne mortal e fazer-se homem semelhante a nós, foi necessário escolher um nome digno da Majestade infinita.

 

Quem avia de designá-lo? Quem poderia escolher nome que dissesse com o significado da missão divina do Salvador, nome que em si resumisse toda a grandeza e virtude do Filho de Deus feito homem? Só Deus!

 

O Nome de Jesus foi, pois, escolhido e dado por Deus; por Deus foi imposto. Exprime de maneira completa e perfeita a Sua missão divina à Terra. Encerra em si virtude, eficácia e poder infinitos e irresistíveis.

 

Enfim, diz-nos o mesmo Apóstolo, que Jesus mereceu este Nome sofrendo e morrendo por nós. De forma que o Nome de Jesus põe ao nosso dispor os méritos infinitos da Paixão e Morte de Jesus.

 

Se, pois, São Pedro, São Paulo e os outros Apóstolos transformaram o Mundo inteiro com o nome e pela virtude divina de Jesus, nós também podemos fazer uma imensa mudança na nossa amada Pátria invocando o mesmo Santíssimo Nome e pondo nele toda a nossa confiança.

 

Fonte: Livro Santíssimo Nome de Jesus - Lisboa Portugal - Pe. Paulo O’Sullivan, irlandês e dominicano.