Papa Bento XVI canoniza 6 novos santos neste domingo.
16.10.10: O papa Bento XVI vai canonizar neste domingo, no Vaticano, seis novos santos, em cerimônia que deve reunir cerca de 50 mil pessoas na praça de São Pedro.
A lista de proclamados inclui a beata freira espanhola Cándida María de Jesús (1845-1912), fundadora da congregação das Filhas de Jesus; Mary Hellen Mackillop (1842-1909), fundadora da Congregação das Irmãs de San José do Sagrado Coração, que será a primeira santa australiana; o polonês Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Canônicos Regulares Lateranenses; e o canadense Alfred Bessette (1845-1937), da Congregação de a Santa Cruz.
Também serão elevadas à glória dos altares e ao culto universal as freiras italianas Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Battista Camilla da Varano (1458-1524), freira da Ordem de Santa Clara. As canonizações coincidem com o Sínodo de Bispos para o Oriente Médio, que acontece no Vaticano desde no último dia 10 e será encerrado por Bento XVI no dia 24.
A cerimônia contará com autoridades de alguns dos países dos novos santos, caso, por exemplo, da Espanha, representada pelo secretário de Estado de Justiça, Juan Carlos Campo Moreno, e o subsecretário de Assuntos Exteriores, Antonio López. A delegação da Polônia será liderada pelo presidente Bronislaw Komorowski, que neste sábado foi recebido em audiência pelo papa Bento XVI.
Cerca de oito mil australianos também assistirão à proclamação da primeira santa do país, uma freira que chegou a enfrentar a hierarquia católica local ao denunciar um padre pedófilo. Em seus cinco anos de Pontificado, Bento XVI já proclamou 28 santos e quase 600 beatos. Até agora, o papa Ratzinger realizou sete cerimônias de canonizações, uma delas no Brasil, em maio de 2007, e as demais no Vaticano.
Fonte: Terra Notícias.