A Divina misericordia IV.jpg

Santidade e em que ela consiste...

 

Hoje, durante a meditação, Deus deu-me a luz interior e a compreensão da santidade e em que ela consiste. Embora já tenha ouvido isso muitas vezes, em conferências, a alma o compreende de outra forma quando conhece pela luz divina que a ilumina. Nem graças, nem aparições, nem êxtases ou qualquer outro dom que lhe seja concedido tornam a alma perfeita, mas sim a união íntima com Deus. Esses dons são apenas o adorno da alma, mas não constituem a essência nem a perfeição. A minha santidade e perfeição consiste em uma estreita união da minha vontade com a vontade de Deus. Deus nunca força a nossa livre vontade. De nós depende se queremos aceitar a graça de Deus, ou não; se queremos colaborar com ela, ou desperdiçá-la. (Diário, N° 1107)

 

Escreve: - Sou três vezes Santo e abomino o menor pecado. Não posso amar uma alma manchada pelo pecado, mas, quando se arrepende, não há limites para a Minha generosidade com ela. A Minha misericórdia a envolve e justifica. Com a Minha misericórdia persigo os pecadores em todos os seus caminhos, e o Meu Coração se alegra quando eles voltam a Mim. Esqueço as amarguras com que alimentaram o Meu Coração e alegro-Me com a volta deles. Diz aos pecadores que ninguém escapará ao Meu braço. Se fogem do Meu misericordioso Coração, hão de cair nas mãos da Minha justiça. Diz aos pecadores que sempre espero por eles, presto atenção ao pulsar do coração deles, para ver quando baterá por Mim. Escreve que falo a eles pelos remorsos da consciência, pelos malogros e sofrimentos, pelas tempestades e raios; falo pela voz da Igreja e, se menosprezarem todas as Minhas graças, começarei a Me zangar com eles, deixando-os a si mesmos, e dou-lhes o que desejam. (Diário, N° 1728)

 

Quando uma vez perguntei a Jesus como pode suportar tantos delitos e diversos crimes e não os castigar? Respondeu-me o Senhor: Para os punir, tenho a eternidade, mas agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia; contudo, aí deles, se não reconhecerem o tempo da Minha visita. Minha filha, secretária da Minha Misericórdia, estás obrigada não só a escrever e divulgar a Minha Misericórdia, mas também a pedir por eles a graça, para que também eles bendigam a Minha Misericórdia. (Diário N° 1160)

 

Por que hoje estais triste, Jesus? Dizei-me qual é a causa da Vossa tristeza? — E Jesus me respondeu: As almas eleitas que não possuem o Meu Espírito, que vivem segundo a letra, e colocaram essa letra acima do Meu Espírito, acima do espírito de amor. Fundei toda a Minha lei no amor e, no entanto, não vejo esse amor nem sequer na vida religiosa; por isso, a tristeza enche o Meu Coração. (Diário N°1478.)