Papa Bento XVI 340.PNG

Catequese do Papa Bento XVI.

 

São Tomás de Aquino

 

02/06/2010 Cidade do Vaticano: É uma grande graça quando os teólogos sabem falar com facilidade e fervor e um são realismo pastoral enriquece de estímulos vivazes a sua investigação.

 

Foi o que salientou o Papa Bento XVI durante a audiência geral nesta Quarta feira (02), dedicada á figura de São Tomás de Aquino do qual exaltou a grandeza recordando que é citado 61 vezes no Catecismo da Igreja Católica e que realizou uma operação de fundamental importância para a historia da filosofia e da cultura distinguindo aquilo que era válido daquilo que era duvidoso no pensamento de Aristóteles e que se ia difundindo, e mostrando que entre a fé cristã e a razão subsiste uma fundamental harmonia.

 

Queridos irmãos e irmãs,

 

São Tomás de Aquino é proposto pela Igreja como mestre de pensamento e modelo quanto ao reto modo de fazer teologia.

 

Nascido na primeira metade do século XIII, no seio de uma família nobre e rica, fez os primeiros estudos na Abadia beneditina de Montecassino, seguindo depois para Nápoles, onde teve o primeiro contato com as obras de Aristóteles. Aí decide fazer-se dominicano, enfrentando a oposição familiar. Enviado a Paris, teve como mestre Santo Alberto Magno, com quem pôde aprofundar os estudos aristotélicos: com efeito, as obras deste filósofo grego eram vistas por muitos como contrárias a fé cristã, mas Tomás soube distinguir aquilo que era válido, do que era duvidoso ou mesmo contrário à fé, mostrando assim a harmonia natural entre a fé cristã e a razão.

 

Escreveu inúmeras obras, dentre as quais se destaca a Summa Theologiae. Profundo amante do Mistério Eucarístico, compôs os textos litúrgicos da festa de Corpus Christi. Depois de uma experiência mística enquanto celebrava a missa, decidiu interromper a sua produção literária, reconhecendo humildemente que tudo quanto tinha escrito era infinitamente superado pela grandeza e beleza de Deus. Morreu a caminho do Concílio Ecumênico de Lião.

 

Uma saudação afetuosa a todos os peregrinos vindos do Brasil e demais países lusófonos, nomeadamente os fiéis da diocese de Serrinha, acompanhados do seu bispo Dom Ottorino Assolari! Possa cada um de vós encontrar a Jesus Cristo vivo e operante na Igreja através da sua presença real na Eucaristia. E assim, fortalecidos com a sua Graça, possais servi-Lo nos irmãos. De coração, a todos abençôo. Ide com Deus!

 

Fonte: Rádio Vaticano.