A Divina misericordia IV.jpg

Advertência e Importante dedicatória.

 

As verdades eternas que se destina às almas zelosas de sua perfeição e progresso no caminho da vida espiritual, não se enfadem ao ver que nestas orações se pede continuamente a graça da perseverança e a do amor à Deus; porque estas são as duas graças mais necessárias para alcançar a salvação eterna. A graça do amor divino — disse São Francisco de Sales — é aquela que contém em si todas as demais, porque a virtude do amor para com Deus traz consigo todas as outras virtudes. Quem ama a Deus é humilde, casto, obediente, mortificado... possui, enfim, as virtudes todas. Por isso, dizia Santo Agostinho: “Ama a Deus e faze o que quiseres,” pois aquele que ama a Deus evitará a todo custo ofendê-lo e só procurará agradar-lhe em tudo. Quanto à graça da perseverança, é por meio dela que se alcança a salvação eterna. Disse São Bernardo que o céu foi prometido aos que começam a viver santamente, mas que não é dado senão aos que perseveram até ao fim. Ora, a graça da perseverança, segundo ensinam os Santos Padres, só se concede àqueles que a pedem. Portanto — afirma S. Tomás, — requer-se contínua oração para entrar na glória, segundo o disse antes Nosso Salvador: “Convém orar sempre e não desfalecer” (Lc 18,1). Tal é a causa por que muitos pecadores, ainda que hajam sido perdoados, não perseveram na graça de Deus: alcançam o perdão mas se esquecem de pedir a Deus a perseverançaprincipalmente no tempo das tentações, recaem miseravelmente. Ainda que o dom da perseverança seja inteiramente gratuito e não o possamos merecer por nossas obras, podemos, todavia, — diz o Pe. Suárez, — obtê-lo infalivelmente pela oração, segundo já havia dito Santo Agostinho. Esta necessidade da oração demonstraremos desenvolvidamente em outro opúsculo, que em breve publicaremos, intitulado: A Oração, o grande meio, utilíssima para todos e necessário para alcançar a salvação eterna do que trata da oração. Seja tudo para a glória de Deus. Viva Jesus, nosso amor, e Maria, nossa esperança.

 

Fonte: Preparação para a Morte de S. AFONSO DE LIGÓRIO.